quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Web TV Da Vila no ar!

Segue um pouquinho da nossa programação.... o "Voz da Vila"!

Técnicos e Jovens foram as ruas e perguntaram pra galera sobre a comunidade e alguns assuntos do momento. Confira!

Confira mais programas em www.youtube.com/webtvdavila!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pedido de musicas!





A pedido dos jovens da Comunidade!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Músicas da Vila!

Confira as músicas selecionadas pela galera do Núcleo da Vila nesta terça!

Quer sua música favorita em nossa lista?

Deixe um comentário com Nome da música e autor!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Agenda de Terça-feira!

Atividades

10h - Cinema
Filme: As bicicletas de Belleville - Animação

10h - Blog da Vila
Venha nos ajudar a alimentar nosso Blog!
Textos, vídeos, fotos, músicas... vale tudo que seja interessante e que estaja dentro do tema do dia! Tema dessa terça, dia 18/08 é Música!

14h - Oficina de Quadrinhos
Gosta de desenhar? Gosta de criar histórias? Então este é seu lugar!

15h - Cinema
Filme: Elefante - Drama/Terrorismo

18h - Cinema
Filme: Marley e Eu - Comédia


Geração de Renda:

Das 10h às 17h - Oficina de Costura
Produção: Flor de Fuxico

Das 10h às 17h - Oficina de Silk
Produção: Processos de Silk e estampas

sábado, 15 de agosto de 2009

Geração de Renda Da Vila!

Todo dia é dia de Geração de Renda no Núcleo da Vila!
Venha conhecer e participar das oficinas de Silk e de Costura!

Toque de Recolher! Você entra nessa?

Lembro de ter visto uma matéria na TV sobre o assunto. Fiquei em dúvida sobre a ação. Na verdade acho que estou em dúvida até agora, para tentar entender se realmente é um trabalho que tem de ser ostensivo, com polícia e tudo mais, ou se é uma obrigação da família para evitar que os adolescentes estejam em perigo nas ruas. O toque de recolher é muito delicado.

Essa experiência que cidades brasileiras vêm tendo com o toque de recolher para menores de 18 anos será tema de debate na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. O evento acontecerá no próximo dia 19, no auditório, e contará com a presença do juiz Evandro Pelarin, da 1.º Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Fernandópolis, São Paulo.

A medida, decretada pela Justiça como forma de afastar os jovens das drogas e violência, já existe em, pelo menos, 21 cidades do país, conforme levantamento da Folha de São Paulo. Existe em oito estados: São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Em Fernandópolis (SP), o toque começou a funcionar em 2005 e tem trazido bons resultados.

“A medida é polêmica, mas pelos resultados obtidos merece ser discutida”, salienta Terezinha Nunes. Participam da discussão juízes, conselheiros tutelares, advogados, gestores estaduais e municipais que lidam com crianças e adolescentes, além de parlamentares e representantes da sociedade civil.

Fonte: Blog João de Carvalho Pe360graus

Pesquisando na internet sobre o assunto, encontramos dois vídeos que trazem um funk, um explicando e o outro criticando o toque de recolher. Confiram:

Funk do Toque de Recolher:




Funk do Toque de Recolher: A Resposta

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Maioridade Penal. O que é ISSO?


O que é maioridade penal?
A maioridade penal fixada em 18 anos é definida pelo artigo 228 da Constituição. É a idade em que, diante da lei, um jovem passa a responder inteiramente por seus atos, como cidadão adulto. É a idade-limite para que alguém responda na Justiça de acordo com o Código Penal. Um menor é julgado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Quais os argumentos para reduzir a maioridade penal?
Os que defendem a redução da maioridade penal acreditam que os adolescentes infratores não recebem a punição devida. Para eles, o Estatuto da Criança e do Adolescente é muito tolerante com os infratores e não intimida os que pretendem transgredir a lei. Eles argumentam que se a legislação eleitoral considera que jovem de 16 anos com discernimento para votar, ele deve ter também tem idade suficiente para responder diante da Justiça por seus crimes.

O que dizem os que são contra a redução da maioridade penal?
Os que combatem as mudanças na legislação para reduzir a maioridade penal acreditam que ela não traria resultados na diminuição da violência e só acentuaria a exclusão de parte da população. Como alternativa, eles propõem melhorar o sistema socioeducativo dos infratores, investir em educação de uma forma ampla e também mudar a forma de julgamento de menores muito violentos. Alguns defendem mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer regras mais rígidas. Outros dizem que já faria diferença a aplicação adequada da legislação vigente.

Perguntamos para alguns jovens o que eles acham dessa redução, confira abaixo algumas respostas:

Daiana:
Existem hoje, só na câmara dos Deputados, pelo menos 14 (quatorze) propostas de emenda à Constituição propondo a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e até mesmo para 14 anos, mas estas foram refutadas.
Devemos analisar com atenção as várias questões que permeiam este projeto de lei desde o século XIX, quanto a práticas sociais...


Arthur:
Acho errada esta redução, pois os jovens devem ter uma segunda chance para pensar.

João:
Acho certa a redução, pois os jovens de 16 e 17 anos devem responder pelos seus atos criminais com a mesma responsabilidade que os indivíduos maiores de 18 anos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Toda TERÇA é dia de TEATRO na Vila!!!

Todo terça feira ás 19h NA VILA tem aula de teatro com o professor Adriano, venha participar!!!

Confira as fotos de algumas cenas do último ensaio! Com vocês Diego, Daiana e Adriano!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Como você anda fazendo SEXO?

Saímos as ruas e perguntamos para a comunidade "Como voce anda fazendo sexo?", confira ai algumas respostas:


Fábio, 25 anos: “Ah faz 3 anos que eu não faço sexo, mas eu não sinto falta não, tô muito bem sozinho, mas não sou viado não!”

Tammy, 18 anos: “Faz dois meses que eu não estou fazendo sexo, sei lá não ta rolando, mas to suave.”

Paulo Henrique, 26 anos: “To sussegado, faço de vez em quando, quando rola com alguém, mas só sexo seguro, sempre com camisinha!!!”

Diego, 24 anos: “Nas ultimas vezes foi com uma pessoa que eu gostava, no começo a gente só usava camisinha, nas ultimas vezes não usamos, ai já viu né, agora ela acha que está grávida.”

Bruno, 17 anos: “Sempre faço com uma vizinha minha, ela é mais velha, tem 30 anos e é muito boa de cama! Mas sempre com camisinha. Só não transo com menina feia ou que usa droga.”

Ronald, 16 anos: “Com camisinha sempre! Se rolas um clima já era! Só não pode ser feia né, ou rodada, se não não rola!”

Hudson, 17 anos: “Ah quando dá vontade eu vou, xaveco uma menina, mas uso sempre camisinha, se for feia não dá.”

Dani, 27 anos: “Só faço com a minha namorada, mas não uso camisinha, sei que precisa, mas não uso.”

Jefferson, 24 anos: “Não ta fazendo, ixi você nem imagina quanto tempo faz.”

Joana, 14 anos: “sou virgem, mas quando eu for transar, só com camisinha!!!”

Carlos, 17 anos: ”Pego todas, todas me querem, hahahaha, transo bastante, sou boa pinta né? Mas sempre com camisinha!”

Fabiana, 18 anos: “ Ah, eu não quero mais saber de transar! Os homens só querem saber disso.”

Karina, 16 anos: “Eu transo bastante, quase todo dia com meu namorado! Mas a gente não usa camisinha, eu tomo pílula, a gente confia um no outro.”

Zoraide, 60 anos: “Ah eu sou viúva, não transo mais não, ai que pergunta fia!”

Festa da Vila!




Próxima Festa da Vila:

Dia 21 de Agosto à partir das 15h !!!

Conto sobre Liberdade...

Fui pego, invadiram meu barraco. Eu ainda dormia quando abri os olhos e uma arma já apontava para minha cabeça.
Me rendi, talvez se não houvesse arma tentaria correr. Um dos policiais me olhou e disse: “esse deve agüentar bastante”, não entendi.
Levou-me para dentro e pediu-me dinheiro, pois disse que não queria me prender, não hoje. Não respondi, não ia dizer nada sobre droga, nem sobre dinheiro.
Me bateram, e bateram muito. Na verdade não seria exagero algum dizer que me espancaram. Quatro policias se revezavam para me bater, aparentemente parece que bater também cansa.
Mas eu não tinha com quem revezar, era o único alvo. Pensei em reagir, mas seria um erro que talvez eu tivesse que pagar com minha própria vida.
Eles eram espertos, sabiam onde bater. Batiam onde não deixariam marcas para que a sociedade não pudesse ver a atrocidade que cometiam.
Quando Já não conseguia mais respirar de tantos socos, eles me pedia para chorar ou se não parariam, mas não tinha forças nem mesmo para chorar e por isso apanhava mais e mais.
Vendi droga, eu errei, eu sei. Mas por vezes acredito que não pude seguir outra oportunidade, pois precisava ganhar dinheiro rápido, mas eu nunca machuquei ninguém.
De repente pararam de me bater, acho que cansaram ou ficaram com medo que eu morresse na mão deles.
Fui levado para a delegacia, o relato dos policias era quase hilário, disseram que “entraram” na minha casa e com toda “educação” e me “abordaram”. Faz- me rir.
Bom, como sou menor de idade vocês já devem saber a onde fui parar.
Fui privado da minha liberdade. E agora o que fazer quando não se tem liberdade?
Liberdade é uma das coisas que só sentimos falta quando perdemos. Nunca valorizei de verdade momentos como um passeio na rua, um futebol no campinho ou simplesmente observar as pessoas indo e vindo.
Mas lá, a falta de liberdade era total. Raspavam a minha cabeça toda segunda-feira, eu tinha que avisar quando ia ao banheiro e o que ia fazer lá e ainda assim alguém me vigiava enquanto eu fazia as minhas necessidades.
Banho, só gelado e na frente de funcionários e outros meninos.
Fiquei meses sem ver o céu azul. Alguns dias nos permitiam sair em um pátio gramado, mas era raro.
Mas quando acontecia também, era a maior alegria! Só de poder se respirar o ar livre, ver o céu azul, sentir o sol... Ah que alegria!
Ás vezes de algum ponto dava para ver a rua, os carros passando, era estranho pensar que eu estava ali, tão longe daquele mundo.
Acordava todos os dias as 5h30, sem choro nem vela. Também tínhamos que se deitar as 9h30, deitar e dormir, depois desse horário não podíamos nem mesmo conversar enquanto o sono não vinha.
O canguru era obrigatório, várias vezes ao dia. O que é canguru? É uma revista em que devemos ficar pelados, agachando no chão para se verificar se não escondíamos nada no corpo, se é que vocês me entendem.
Por vezes quis esquecer que estava lá, fingia que não estava preso, tentava imaginar que estava em outro lugar, um lugar bacana, sei lá acho que era o jeito que eu inventava para poder lidar com tudo isso.
Foram 8 meses assim: Sem sol, sem céu, sem privacidade. Sem LIBERDADE.

Autor: Nenê

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Novo nome para o Nosso Núcleo!

Galera, precisamos de um nome para o nosso núcleo!

Sugestões dos técnicos:

- Da Vila

- Nosso Barraco

Jovens... queremos a sua sugestão!