terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fotonovela do Mito da Comunidade!

Dentro da tarefa nº 04 realizamos uma pesquisa sobre os mitos da comunidade...
O resultado foi a produção de uma fotonovela com a história de um mito da baronesa!

Confira!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

AGRADECIMENTO!!!


Agradecimento super especial para a DIVE CLUB de Sorocaba, que gentilmente nos cedeu um traje de mergulho para filmarmos o vídeo "Mergulhando no Bairro", onde pudemos estar conhecendo ainda mais a comunidade da Baronesa.

A DIVE CLUB é uma escola de mergulho, que também vende e aluga diversos equipamentos. A loja tem tudo o que deve ter uma boa escola de mergulho e você encontra tudo que precisar: equipamentos, recarga, cursos, turismo, etc. Eles só não tem o mar, mas dão um jeito de levar você até ele! Outro grande diferencial é que a DIVE CLUB oferece aos seus alunos o curso com FONIA SUBAQUATICA onde o Instrutor conversa com seus alunos durante o mergulho, sendo a única Escola do Brasil com este sistema. Quer saber mais? Visite o site http://www.diveclub.com.br/ ou visite a filial em Sorocaba que fica na Rua. Dr. Arthur Gomes, nº 295. O telefone é (15) 3211 74 15.


Valeu DIVE CLUB!

REDUÇÃO DE DANOS!


Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, os Redutores de Dano da Lua Nova Homero Barbosa e Jaqueline Reliquias estiveram na Rodoviária de Sorocaba realizando atividades de redução de danos com as pessoas que passaram pelo local. Foram distribuidos preservativos masculino, feminino e gel lubrificante, além de folhetos explicativos e orientações. Os alunos da escola ETEC também passaram por lá e conferiram todo o trabalho!

Juventude Ativa no Nova Esperança!

Confira as Fotos!

Mergulhamos no Bairro!

A tarefa desta semana é de conhecer a conunidade... saber de seus mitos, sua música, sua história, suas mudanças... enfim Mergulhar no Bairro!
E uma das ações que fizemos para isso foi a entrevista Mergulhando no Bairro com o mergulhador Diego! confira as fotos:

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nenê é prata no Judô!


Parabéns!

Lua Nova realiza projeto Grife da Vila




A Associação Lua Nova, está desenvolvendo o projeto Grife da Vila juntamente com a comunidade da vila Barão e Baronesa, em Sorocaba.

Com o intuito de criar um núcleo de Geração de Renda Comunitário, a Grife da Vila vem como uma possibilidade de inserção dos moradores no mercado de trabalho, além de criar uma identidade da comunidade, resgatando a auto estima da mesma.

Para a viabilização deste projeto é necessário que a Lua Nova cumpra todas as etapas e alcance a pontuação máxima no Desafio Nacional, do qual está participando juntamente com organizações de Bayeux- PB, São Paulo- SP e Teresina-PI.

Este Desafio é promovido pela Lua Nova juntamente com o Centro de Formação em Tratamento Comunitário do Brasil, visando o desenvolvimento e empoderamento social de comunidade vulneráveis por todo o Brasil.

O Núcleo Da Vila, da Lua Nova, fica na Rua Isaltino Guanabra nº 720, Sorocaba –SP.
Para maiores informações ligue (15) 3342 8731 ou acesse www.blogdavila.rg3.net

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Juventude Ativa no Nova Esperança!

No dia 15 de outubro, às 15h no Território Jovem do Jardim Nova Esperança, o Comitê Juventude Ativa estará promovendo uma ação de mobilização entre os jovens de Sorocaba e Região. Durante a tarde haverá dinâmicas e atividades relacionadas ao protagonismo juvenil, cidadania, música, lazer e cultura.
O Comitê Juventude Ativa é uma iniciativa da Associação de Formação e Reeducação Lua Nova, e conta com jovens participantes da Comunidade Lua Nova, do Núcleo da Vila, da Ong Pode Crer e do CAPS Jovem.
O Território Jovem fica na Rua Monsenhor Benedito Mário Calazam, nº 15, no Jardim Nova Esperança. Mais informações: entre em contato com a Lua Nova pelo Núcleo da Vila, na Rua Isaltino Guanabara, nº 72, na Vila Barão, ou pelo telefone (15) 3342-8731.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mais um texto de Guto, jovem do Comitê Juventude Ativa da Lua Nova


Este sou eu, um dos que pensam em ter uma vida nova...

Em mundo em que, muitas das vezes é longe do mundo em que muitas pessoas olham para você, de uma outra forma, não como olham para os que estão em seu mundo.

Pensam que nós jovens vulneráveis, somos tipos de pessoas que não tem valor algum, mas estão todos errados em pensar e viver assim! Porque não há diferença só porque somos jovens e moramos em uma comunidade que não tem prédios, casas chiques ou ruas asfaltadas, pois moramos em uma comunidade humilde e verdadeira, que tem seus problemas, como todo mundo. Temos fraquezas também, e um mundo de volta que nós machuca. Mas vamos continuar tentando lutar todos, jovens e adultos! Lutemos então por um mundo melhor!!!

Ações da Juventude Ativa!




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lua Nova em Desafio Nacional!





A Associação de Formação e Reeducação Lua Nova está participando do Desafio Nacional “Usina de Transformação – Ação Comunitária”, promovido pelo Centro de Formação e Tratamento Comunitário do Brasil.

O objetivo do Desafio é através do empreendedorismo social, criar um ambiente comunitário que possa gerar segurança e integração entre seus moradores, além de promover o desenvolvimento pessoal e comunitário das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Além do desenvolvimento de potencialidades, criação de vínculos e articulação em redes que contribuam na melhoria da qualidade de vida dos jovens e suas comunidades correspondentes.

A primeira etapa tem a duração de quatro meses com encontros presenciais e on-line, onde pessoas da comunidade, orientados e acompanhados por uma equipe de líderes comunitários, poderão desenvolver projetos em suas comunidades e que produzir um impacto social e ambiental, sendo apoiados na parte econômica e técnica pela equipe do Centro de Formação.
Os grupos participantes surgiram de comunidades já trabalhadas pelo CFTC Brasil, os quais receberam os critérios de participação com as regras e requisitos correspondentes. Sendo eles a Associação Reciclázaro (São Paulo-SP), o Centro Dom Helder Camara (Bayeux- PB), Fraternidade "O Amor é a resposta" (Teresina, PI), Grupo Caps Jovem (Sorocaba, SP), Ong Pode Crer (Sorocaba-SP) e Associação Lua Nova (Sorocaba-SP).
Em cada etapa do Desafio, os grupos participantes desenvolvem diferentes tarefas, que possibilitam o desenvolvimento das mais diversas habilidades, assim como a participação ativa de toda comunidade.
A Lua Nova desenvolve suas tarefas em parcerias com os jovens do Comitê da Juventude Ativa, da comunidade Lua Nova e comunidade da Vila Barão e Baronesa.