sábado, 15 de agosto de 2009

Toque de Recolher! Você entra nessa?

Lembro de ter visto uma matéria na TV sobre o assunto. Fiquei em dúvida sobre a ação. Na verdade acho que estou em dúvida até agora, para tentar entender se realmente é um trabalho que tem de ser ostensivo, com polícia e tudo mais, ou se é uma obrigação da família para evitar que os adolescentes estejam em perigo nas ruas. O toque de recolher é muito delicado.

Essa experiência que cidades brasileiras vêm tendo com o toque de recolher para menores de 18 anos será tema de debate na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. O evento acontecerá no próximo dia 19, no auditório, e contará com a presença do juiz Evandro Pelarin, da 1.º Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Fernandópolis, São Paulo.

A medida, decretada pela Justiça como forma de afastar os jovens das drogas e violência, já existe em, pelo menos, 21 cidades do país, conforme levantamento da Folha de São Paulo. Existe em oito estados: São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Em Fernandópolis (SP), o toque começou a funcionar em 2005 e tem trazido bons resultados.

“A medida é polêmica, mas pelos resultados obtidos merece ser discutida”, salienta Terezinha Nunes. Participam da discussão juízes, conselheiros tutelares, advogados, gestores estaduais e municipais que lidam com crianças e adolescentes, além de parlamentares e representantes da sociedade civil.

Fonte: Blog João de Carvalho Pe360graus

Pesquisando na internet sobre o assunto, encontramos dois vídeos que trazem um funk, um explicando e o outro criticando o toque de recolher. Confiram:

Funk do Toque de Recolher:




Funk do Toque de Recolher: A Resposta

Um comentário:

  1. toque de recolher.
    depois que saiu esta lei do toque de recolher abaixou o numero de pessoas mortas no mundo.
    Respeite a lei do toque de recolher! se vc for ver, mesmo depois das 9h nao se ver mais nimguem na rua.
    Gostei muito desta lei porque eu imagino que se uma da quelas crianças que morreram na xacina da candelaria que teve no rio de janero, eles so tiverao o final triste porque nao tinnham onde ir, morravam na rua e agora me pergunto e aqueles que morram na rua deveriam ter mais abrigos pra recolher crianças em situacao de risco porque aqueles que tem casa nao morre mais e aqueles que tao na rua morrem porque os outros faz maldades com as crianças e aduto
    o toque de recolher e muito bom sabe porque e muito pirigosso fica na rua ate mais tarde no meio da madrugade pode ter tiroteio vc pode morrer de bala perdida ou ser asautada morrer por nada varias pessoas morria por dia antes deste poque de recolher

    ResponderExcluir